A cozinha é um dos espaços mais agradáveis e frequentado na casa, concorda? Hoje é um ambiente onde confraternizamos e realizamos as refeições diárias. Para isso, a cozinha precisa ser funcional e bem projetada. Mas hoje, vamos falar sobre os tipos de cuba para cozinha, acessório que é fundamental para higienizar os utensílios, traz praticidade e beleza.
A hora de escolher a sua cuba chegou e estamos aqui para te ajudar!
Ter uma boa cuba na bancada é fundamental para quem gosta de cozinhar. Ela ajuda na organização e limpeza dos utensílios e ainda decora o ambiente, seja interno ou externo.
O tamanho ideal vai variar de acordo com o tamanho da cozinha, e consequentemente da bancada. Numa cozinha grande, vale a pena ter uma bancada maior e uma cuba dupla ou tripla, porque você ganha espaço para cozinhar, lavar louças e apoio. E uma cuba maior é mais confortável e respinga menos.
Existem algumas opções no mercado, como cuba dupla, redonda, embutida, entre outras. Por esse motivo, surge a dificuldade de escolher o modelo ideal e que se encaixe no tipo de uso que terá na cozinha. O principal ponto a ser pensado é se a cuba vai ser comum ou dupla.
Cubas mais comuns e suas funcionalidades. Quais os tipos de cubas para cozinha?
Podemos encontrar uma grande variedade de cubas no mercado, confira:
Cuba simples
A cuba simples é o modelo mais comum, especificada em residências. Pode ser embutida (colada por baixo da bancada) ou de sobrepor (a borda dela fica por cima da bancada). Ainda, existem modelos redondos, quadrados ou retangulares.
Trata-se de um item tradicional e ideal para pequenos espaços, em especial se a bancada também é pequena. Nesses casos, é a melhor solução, garantindo equilíbrio e harmonia ao ambiente.
Cuba dupla
Para cozinhas com mais espaço, não temos dúvidas de que a melhor opção é a cuba dupla. O modelo conta com duas partes e, por isso, é ideal para ambientes maiores que tenham um gabinete grande.
Esse tipo de cuba nos permite separar a louça ou até mesmo realizar tarefas diferentes ao mesmo tempo. Um exemplo disso seria lavar a louça em uma cuba e na outra colocar tudo para escorrer.
Cuba e meia
São cubas duplas, mas uma delas é menor, funcionando como auxiliar. O tamanho reduzido, quando comparado à cuba dupla.
Cuba tripla
As cubas triplas são as de maior tamanho, sendo compostas por duas cubas externas maiores e uma de menor tamanho no centro. Na verdade, são modelos multifuncionais, pois podem ser utilizados para vários trabalhos. Além disso, existem acessórios que podem ser adquiridos para esse modelo, a fim de facilitar ainda mais o trabalho na cozinha.
Com escolher o tamanho?
Para começar, é indispensável saber o tamanho da sua bancada ou gabinete na hora de comprar a cuba ideal, Uma cozinha grande merece um modelo maior, como a cuba dupla, a cuba e meia ou a tripla, mas veja se o produto é compatível com a sua bancada, tamanho e furações.
Observar a posição do misturador na bancada também é importante. Misturadores de mesa devem ficar atrás da cuba, sendo necessário deixar um espaço de cerca de 10 cm entre a cuba e a parede. No caso do misturador de parede, a cuba poderá ficar mais próxima a ele. E não esqueça, é preferível que a água caia no centro.
A profundidade vai depender do que você tiver sob a bancada, que geralmente é um armário. No entanto, cubas profundas respingam menos e são mais confortáveis.
Na parte da frente, procure deixar no mínimo 5 cm. Quanto mais larga for essa parte da bancada, menores serão as possibilidades de respingos.
E para você encontrar a melhor cuba que atenda suas necessidades, na Hidromax Piracicaba você encontra cubas de excelente marcas e modelos: TRAMONTINA, MEKAL E FRANKE
Todas elas em aço inox com espessura dentro dos padrões do INMETRO. Nas versões polida, alto brilho e escovada, com opções de acessórios combinando com seu modelo, como as calhas úmidas, dosador de detergente, lixeirinha para pia, tabuas e trituradores de alimentos etc.
A HIDROMAX Piracicaba oferece toda assessoria para realizar o seu sonho.
fonte: blog.casamimosa