Tubos e conexões: escolhendo o diâmetro certo!

A instalação hidráulica é uma das etapas fundamentais da obra, vai garantir o abastecimento, distribuição e o escoamento de água limpa e residual no imóvel.

É muito importante escolher corretamente as composições e medidas dos tubos e conexões necessários para rede do projeto, sendo o de água fria e quente, esgoto e esgoto pluvial, e piscina.

Quando nos deparamos em edifícios com diversos pavimentos ou apartamentos, e prédios industriais com grandes áreas construídas, não é tão simples. Por isso a escolha e aquisição sempre devem estar alinhados às normas da ABNT e ao PBQPh (Processo Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). São certificados exigidos pela Caixa Econômica e CDHU, sem essa certificação seu projeto não será aprovado.

Contar com um profissional especializado faz toda a diferença e esse é o know how da Hidromax Piracicaba. Com experiência acadêmica, prática do dia a dia e seguindo as normas que devem ser respeitadas em projetos de instalação hidráulica:

– NBR 5626:2020: sistemas prediais de água fria e água quente – projeto, execução, operação e manutenção;

– NBR 8160:1999: sistemas prediais de esgoto sanitário – projeto e execução.

– NBR 15575: desempenho de edificações habitacionais.

Planejando tubulações de água fria e quente.

Antes de definir o diâmetro devemos planejar quais pontos da instalação terão fluxo de água fria e quais serão aquecidos. Mais uma vez lembramos que contar com a ajuda de um profissional vai facilitar essa etapa para você e evitar imprevistos. No caso dos sistemas de água quente por exemplo, é importante considerar alguns aspectos:

– optar por tubulações resistentes à água quente, independentemente da fonte de aquecimento. Os tubos e conexões de PVC soldável, por exemplo, são ideais para instalação hidráulica de água fria, para água quente é necessário usar tubos e conexões apropriados, como o CPVC.

– utilizar tubulações próprias para atender os chuveiros e torneiras dos banheiros e da cozinha;

– prever um tubo de ventilação no projeto, necessário para que o vapor formado pela água quente escape para a atmosfera, eliminando qualquer risco de acidente e prolongando a vida útil de todo o sistema;

– planejar a instalação de registros de água quente preferencialmente à esquerda. Sendo a maior parte da humanidade destra, é natural levar primeiro a mão direita em qualquer tipo de movimento, assim evitamos abrir a água quente primeiro, sem a mistura adequada.

Um ponto importante de lembrarmos e que gera economia: o anel de recirculação entre o reservatório térmico, mais conhecido como Boiler, e o ponto de consumo, garantindo água quente logo na abertura do misturador ou do monocomando.

Exemplificando: imaginemos que do reservatório térmico até o último banheiro teremos 30 metros de tubulação de água fria e quente e seu diâmetro seja de 28mm, a cada banho se não for instalado o anel de recirculação, vamos gastar 18,5 litros de água, em uma família de 4 pessoas com dois banhos diários teremos um desperdício de 148 litros/dia, em 30 dias são 4.440 litros de água indo pra o ralo sem uso.

Conte com nosso departamento de engenharia da HIDROMAX.  Oferecemos  os cálculos e indicamos o profissional para que você tenha mais economia em sua casa.

Estoque Hidromax

Saiba mais: Padrões de diâmetro para as tubulações

Com o planejamento hidráulico da sua obra definido, é hora de mensurar os tubos que serão utilizados e identificar o diâmetro adequado, seguindo as exigências da construção e as normas citadas anteriormente.

O tamanho dos tubos e conexões depende do tipo de projeto que você está desenvolvendo, em geral as principais instalações hidráulicas de uma obra seguem um padrão de diâmetro para garantir a vazão adequada de água e dejetos. Veja alguns exemplos:

– saída de água da pia do banheiro (lavatório): 40 mm;

– saída de descarga da bacia sanitária e do tubo de esgoto central: 100 mm;

– saída de água da pia da cozinha: 50 mm;

– tubulação para tanque de lavar roupas: 40 mm;

– tubulação para máquina de lavar roupas: 50 mm;

– tubulação que vai da caixa sifonada até o tubo de esgoto: 50 ou 75 mm; o ideal na lavanderia é utilizar a caixa sifonada 150x185x75, evitando que a espuma suba pela grelha.

É importante considerar cada parte da sua instalação envolvendo registros, chuveiros, vasos sanitários, pias, torneiras, saídas para área de serviço e outros pontos hidráulica.